quinta-feira, 3 de março de 2011

O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR.(Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da UNIRIO)

O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR.


O problema do bullying no ambiente escolar é algo desconhecido, devido talvez a pouca importância que muitos profissionais da educação dão a este fato, pois acabam trazendo conseqüências desastrosas na vida das crianças e adolescentes, deixando-os muitas vezes com seqüelas para o resto da vida, são “receios” diante do relacionamento com o outro. A forma mais eficaz de abordar o tema é através de parceria entre professores, pais, alunos, comunidade escolar, mas para isso é necessário um trabalho de conscientização junto com os alunos, uma sensibilização diante do fato, alertando-os a respeito das consequências de tais procedimentos. É Preciso que as várias disciplinas do currículo escolar estejam engajadas na preocupação de levar os alunos a refletir sobre as ações danosas do bullying ou mesmo do ciberbullying, isto não será tarefa fácil, porém só terá realmente êxito caso os professores tenham mais informação a respeito do fato, porque o que se observa é um silêncio na maioria das escolas que muitas vezes acabam negando o fato ou aplicando determinadas punições totalmente equivocadas e que em nada irão contribuir para a reflexão e mudança de comportamento do aluno.
A melhor maneira de enfrentar um problema é a informação sobre ele, o que está faltando na maioria das escolas é o conhecimento do que vem a ser realmente o bullying, suas conseqüências, como a escola e os pais devem proceder diante destes casos, pois estes com brincadeiras normais de adolescentes. Para se caracterizar bullying é preciso que haja uma constante agressão física ou verbal, intimidação e ameaças rotineiras.Em muitos casos os pais são omissos e não prestam atenção no comportamento do filho, estes dão sinais evidentes de brigas constantes, confusões, irritação e temperamento explosivo, sinais que devem ser investigados em sua convivência com os colegas. Buscando também ajuda de profissionais qualificados para orientá-los a superar problemas emocionais. Assim também os pais do agredido devem observar o seu comportamento, sua a auto-estima, sua receptividade ao ir para a escola, seus amigos, se há algum receio ou medo, orientando-os e investigando sua convivência escolar, pois o aluno vítima de bullying pode acabar cometendo o suicídio, o pior é que ninguém será responsabilizado.
Os agressores agem em bando o que dificulta o reconhecimento do real envolvido, são pessoas que assistem e não fazem nada, são coniventes ou incitam a agressão, riem e debocham, mas não têm iniciativa para começar, só servem de acompanhantes dos agressores. A escola deve ter uma consciência bem profunda a respeito do problema, incentivando palestras para os profissionais da escola, esclarecendo-os de todo o problemas e assim com uma equipe informada, desenvolver projetos que inibam tais práticas, desenvolvam uma postura crítica de combate ao preconceito e discriminação dos colegas ditos “diferentes”.


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